
CUIDADO COM OS ESPECIALISTAS
Todo início de ano vemos uma enxurrada de dicas de especialistas a respeito dos gastos que ocorrem nos meses de janeiro e fevereiro. Essas dicas estão voltadas a uma solução de emergência: economizar o 13º salário para enfrentar estes gastos extras de início de ano.
E onde está o furo? Na verdade os furos estão em diversos lugares.
Esses gastos não são extras. São gastos normais e devem fazer parte do planejamento da família, ao invés de serem colocados no orçamento apressadamente como quem leva um susto ao se defrontar com uma despesa imprevista. Ou alguém acredita que o IPVA, IPTU e material escolar são eventualidades? Não são: eles precisam constar da relação de gastos de toda família que tem carro, imóvel ou filhos freqüentando escola. A despesa com material escolar ocorre mais de uma vez por ano e não se aplica somente aos filhos; pode ocorrer de os próprios pais estarem estudando. Ou mesmo a pessoa que não tem filhos mas tem carro, imóvel ou despesas escolares. Assim, tais gastos precisam ser tratados como normalidades e não como eventualidades.
O OUTRO ERRO DOS ESPECIALISTAS ?
Eles erram de novo ao sugerir a guarda do 13º para se enfrentar essas "eventualidades". Isso é deseducar, é mostrar que se pode apagar o incêndio com um copo d'água. Quem vai guardar o 13º para isso? Poucas pessoas o fazem. A grande maioria "torra" tudo; o momento é de festa, e não de frear sentimentos; é liberação de energia e de gozo. Dia 20 de dezembro, semana do Natal; quem vai pensar que em fevereiro tem IPVA e IPTU? Que se dane! E dá-lhe festa. Foi o ano inteiro de luta; é hora de extravasar.
Quem vai julgar essa multidão de pessoas e dizer que elas estão erradas? Eu sei quem: os especialistas em finanças pessoais. E aqueles que não guardaram nada para as contas de início de ano vão sofrer duas vezes: uma porque não têm a grana e outra porque serão colocados diante do espelho para serem julgados por sua "irresponsabilidade".
Educação financeira é a base, mas quero falar disso depois. Antes vou falar do viver simples.
UMA VIDA FRUGAL
Um viver frugal é caracterizado pela "economia no uso de recursos", segundo o dicionário Webster, conforme mencionado no livro O Milionário Mora ao Lado, à página 33. Portanto, não tenha apenas um Natal frugal, tenha uma vida frugal, ou seja, viva com menos do que você ganha; todos vão ganhar com isso. O oposto de um viver frugal é um viver perdulário: "um estilo de vida marcado por gastos abundantes e excesso de consumo", como no mesmo livro à mesma página. No viver perdulário você gasta o ano inteiro e tenta se virar no início do ano quando as prestações de compras feitas para o Natal começam a chegar.
É sobre isso que quero falar na próxima postagem: um viver frugal o ano inteiro, a vida inteira. Até lá, quando também quero falar sobre as pessoas que no final do ano correm para as academias a fim de perder os quilos extras que ganharam o ano inteiro. Tem tudo a ver com o uso do 13º para enfrentar os gastos de início de ano.
3 comentários:
Que legal amigo! Gostei muito, espero que esse blog ajude a divulgar tudo aquilo que voce sabe e busca desenvolver.
Vou colocar aqui minha modesta opinião sobre o tema, e aquilo que procuro seguir nas minhas finanças pessoais: para minha família (eu e meu marido por enquanto) procuramos sempre seguir duas premissas básicas: prioridade e planejamento. Tudo é uma questão de prioridade, saber qual o objetivo que se quer alcançar e se planejar para que isso aconteça. Sabendo que toda escolha implica numa renúncia.
Muita sorte nessa nova divulgação do seu trabalho. Abraços. Vania
Celso..Abraços para vc e que seu blog tenha muito sucesso.Você é uma pessoa merecedora desse sucesso. E a verdade é essa..Está cheio de "especialistas" de plantão. Não só na área financeira, mas como em outra qualquer. Acho que todos nós, com um pouco de leitura e disciplina podemos descobrir o que é o melhor no momento. E quanto a viver a vida...ela tem que ser vivida.
Oi Celso!!!
Fico orgulhosa de você tomar iniciativa em divulgar seus conhecimentos ao mundo, qual tive a honra de receber durante quase dois anos. Cresci e aprendi muito contigo e com a turma!
Com relação ao seu artigo, sou favorável às suas opinões. Meu lema é primeiro as obrigações depois a diversão! Boa sorte!!! Abraços Susan Miyashita
Postar um comentário